builderall


O Comissrio de Voo um dos tripulantes mais importantes a bordo de uma aeronave de passageiros. Longe de serem simples atendentes dos passageiros, eles so responsveis pela segurana de todas as pessoas a bordo, inclusive dos demais tripulantes.


As primeiras comissrias de voo, todas enfermeiras Desdenhados, s vezes, por alguns pilotos e passageiros como "garons" ou "garonetes" de avio, sua funo vai muito alm disso. Na verdade, comissrios e comissrias de voo j salvaram dez vezes mais pessoas que o total de vtimas fatais da aviao desde o incio de sua histria, e raros foram os casos em que a atuao dos comissrios foi realmente desastrosa.


 Nos primeiros voos da aviao comercial, a bordo de dirigveis, j existiam os hoje chamados "tripulantes de cabine", mas suas funes, nesse caso, eram mais especializadas. Os dirigveis eram verdadeiros navios areos, e a composio da tripulao era muito mais parecida com a dos navios.


 Existiam garons, camareiros, cozinheiros e comissrios. Quando os avies comearam a prestar servios comerciais, na dcada de 1920, o pequeno espao disponvel a bordo praticamente inviabilizava a manuteno de um tripulante de cabine.

 

Os passageiros eram atendidos pelos pilotos, que entregavam um "servio de bordo", muitas vezes reduzido a chicletes (para equilibrar a presso interna dos ouvidos), enormes chumaos de algodo (para proteger o ouvido do rudo produzido pelos motores e sacos de indisposio, de papel encerado, e depois de plstico.


Algumas empresas contratavam atendentes, em geral adolescentes ou pessoas de baixa estatura, para acalmar passageiros nervosos, carregar bagagens e ajudar as pessoas a se acomodar. Eram sempre do sexo masculino. Tais tripulantes tinham pouco ou nenhum treinamento para isso e somente atendiam a bordo das maiores aeronaves.

 


No era raro que o copiloto acumulasse as duas funes. As empresas Daimler e Stout foram as pioneiras em contratar tais tripulantes, a partir de 1922. Hellen Church, considerada a primeira comissria de voo em 1930, um executivo da Boeing Air Transport (antecessora da United Airlines), Steve Simpson, de San Francisco.


Ellen Church, natural de Cresco, Iowa, ento com 26 anos de idade, era enfermeira e piloto de aeronaves, mas logo percebeu que a empresa no iria contrat-la como piloto. Ao invs, conseguiu convencer Simpson da necessidade de uma enfermeira a bordo dos avies, para ajudar os passageiros que passavam mal, algo relativamente comum at ento.


Os avies da poca no eram pressurizados, voavam baixo, em ar turbulento, e eram muito barulhentos. O nervosismo dos passageiros era outro problema srio. 



As 8 primeiras comissrias da Boeing Simpson gostaram da ideia, j que a simples presena de uma enfermeira a bordo j serviria para acalmar passageiros mais nervosos. Contratou Ellen Church como chefe das comissrias de voo da empresa.


Sete outras comissrias, todas enfermeiras, foram contratadas por um perodo inicial de experincia de trs meses. As primeiras oito comissrias de voo foram: Ellen Church, Margaret Arnott, Jessie Carter, Ellis Crawford, Harriet Fry, Alva Johnson, Inez Keller e Cornelia Peterman. Rara foto colorida das oito comissrias pioneiras A Boeing Air Transport denominou essas comissrias de "Sky Girls" (meninas do cu).